A virgem ficará grávida e dará à luz um filho, e lhe chamarão Emanuel, que significa “Deus conosco”. (Mateus 1.23)

Antes de Jesus, Deus não estava conosco. Deus estava sempre lá, tão, tão distante, longe, inalcançável, inatingível. Mas, em Jesus, Deus se fez presente.

João, o evangelista, diz que a maravilha de estar com Jesus é que isso é sinônimo de estar com Deus. Ver Jesus é ver Deus, tocar em Jesus é tocar em Deus, caminhar com Jesus é caminhar com Deus… Porque Jesus é Deus conosco.

Sua presença nos dá condições de suportar as ausências.

Fico imaginando quanta gente passará o primeiro Natal sem aquela pessoa tão querida. As ausências precisam e devem ser sentidas mesmo. Mas, a presença de Jesus – Deus conosco – nos dá a força necessária para suportar a dor das ausências, sem que sejamos consumidos pela tristeza. Sua presença é bálsamo, é consolo, é sopro de paz, é dose extra de esperança.

Sua presença torna outras presenças possíveis.

Uma coisa é sofrer a dor da ausência. Outra coisa bem diferente é sofrer a dor da presença. Não é quem falta na mesa; é justamente quem está na mesa, e a gente preferiria que não estivesse, porque é justamente essa presença que traz a dor.

Jesus é Deus conosco, mas também é o Príncipe da paz. Paz com Deus? Sem dúvida! Mas o grande milagre é construirmos a paz entre nós, e afirmarmos que o Natal é Deus conosco, não é só Deus comigo. É Deus na diversidade, na pluralidade, na inclusão, no acolhimento, na reconciliação.

Uma mesa onde as ausências não são suportáveis e as presenças não são aceitáveis necessita do comparecimento do Deus conosco, fonte de amparo e acolhimento, doador de perdão e graça.

Que neste Natal Jesus traga alento para as dores nascidas das ausências, fazendo com que a tristeza seja dissipada pela abundância de paz, alegria e refrigério que ele é capaz de te dar. E que também lhe capacite a celebrar as presenças, se necessário, no reencontro, na reconciliação e no afeto.

Que você e sua família tenham um feliz Natal e um Ano Novo cheio de vida e esperança, com a presença amorosa do Emanuel, o Deus que está sempre conosco!

Pr. Daniel Santos

Um comentário em “Deus Conosco”

  • Bom dia povo de Deus, sou Gabriel, desejo que até o fim do ano possamos superar o coronavirus e tirar muito aprendizado desses tempos que temos vivido.
    Compartilhem com a congregação sempre que lembrarem para que uma amiga (Daniele Generoso) se recupere logo de um cancer, o e-mail dela é psicologadanielageneroso@gmail.com.
    Orem tambem para que eu prossiga firmado em Cristo Jesus e possa vencer os príncipes das trevas desse século como diz a bíblia.
    Desde já agradeço pela oração e comunhão.

    Att. Gabriel Tinoco Rocha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *