João 3:16 “Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todos o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.”

Quando leio este versículo penso, como será que foi o olhar de Deus ao tomar uma decisão tão difícil e pesada? Enviar Jesus, seu único filho, para viver como ser HUMANO e enfrentar uma vida tão cheia de complexidades, sabendo que, ao mesmo tempo que ele seria o messias, aquele que traria uma nova esperança à humanidade, também sofreria as consequências dessa mensagem e pagaria um preço alto por isso.

O jeito ou a forma de olhar os problemas, sejam eles complexos ou simples, fará a diferença nos resultados, poderão ser leves ou pesados, dependendo do olhar.

O olhar transforma, o olhar liberta, o olhar transmite segurança, o olhar acalenta e traz alívio, mas o olhar também pode machucar, ser indiferente, ser intransigente, irônico, preconceituoso, discriminatório e muito mais. O olhar mostra qual será a ação e a reação e define como atingir o alvo, se de forma negativa ou positiva.

Apesar de parecer muito difícil, encarar uma dificuldade com um olhar mais leve não significa não dar a importância necessária aos problemas, mas sim, dar um novo significado à eles. Podemos enfrentá-los com fé, esperança e amor onde encontrarmos a leveza na solução, ou podemos enfrentá-los como se fosse algo maior que nós mesmos e deixar que sejamos consumidos por ele, nos cegando e tirando a paz para encontrar a saída.

Ter um olhar leve na complexidade da vida é um exercício e um esforço constante. Nem sempre é fácil aceitar e lidar com tudo que a vida nos coloca no caminho, temos muitas surpresas no caminhar e nem sempre são as que esperamos. Às vezes, a surpresa é boa, outras vezes nem tão boas, outras vezes muito ruim e há momentos em que nada acontece e, então, nos deparamos com duas opções: deixar que tudo isso seja absorvido de forma negativa arrasando sua vida, ou ultrapassar, mesmo com o medo e a incerteza, e estar fazendo a coisa certa.

O amor de Deus foi tão grande quando tomou a decisão mais difícil de sua existência, que o olhar triste e pesado que pairava sobre Ele, mudou ao ter a esperança de dias melhores e acreditar novamente na humanidade através de Jesus. Nesse momento, teve um novo olhar, um olhar com a leveza do amor.

Eu te convido a ter esse olhar hoje:

Ver leveza onde a vida parece pesada, ver alegria onde a vida parece triste, ver graça onde a vida parece séria demais, ver sorrisos onde a vida parece rancor e ver amor onde a vida parece solidão.

Deus te abençoe em graça, paz e amor!

Vivian Faleiro Santos, líder do grupo de Mulheres e Casais

2 respostas a “Leveza de um olhar”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *